Veja matéria abaixo, escrita
por Rodrigo P. Ghedin, acadêmico de Sistemas de Informação e bacharel em
Direito, em 16/02/09 às 11h35.
“No futuro, desktops
substituirão as carteiras, o Word estará no lugar dos cadernos e a caneta
perderá seu posto para o teclado. É essa a visão que muitos têm da escola do
futuro, um lugar onde o papel será lenda e haverá computadores por todos os
lados.
Mas voltemos ao presente. A
informática nas escolas públicas brasileiras é uma lástima. Descaso,
desorganização, tudo conspira contra essa idéia. Laboratórios de informática
com computadores arcaicos não passam de meras fachadas, visto que eles não têm
utilidade nenhuma. É só pra dizer que na escola "tal" tem computador.
Quando eu tinha aulas de
informática na grade curricular, elas se resumiam basicamente a digitar textos
estúpidos sobre temas aleatórios, criar apresentações no PowerPoint e fazer
planilhas no Excel sobre quantas maçãs a turma do Joãozinho tem. No mínimo,
ridículo. Na escola em que estudava, só o 1º ano do segundo grau tem aulas de
informática. Ainda bem, acho não agüentaria mais dois anos dessa baboseira.
Agora, um novo
"projeto", não se sabe se por iniciativa da escola ou do governo, mas
isso pouco importa, diz que todos os professores terão que usar o computador em
suas respectivas disciplinas. Isso é um absurdo! Se já é difícil se concentrar
na sala de aula, com toda a bagunça normal, imagina em um computador, onde além
da bagunça há diversas possibilidades de diversão e, conseqüentemente de se
distrair. Além do que, o tal software educacional que será usado não passa de
animações feitas em Flash com alguns textos em balões... Isso tem nos livros,
que são usados desde sempre, e ninguém deixou de aprender só porque não tinha
um computador com uma animação besta para explicar como acontecem as coisas.
Outra novidade é que agora
os computadores serão "liberados" para os alunos poderem usá-los no
contra-turno. Outro equívoco. Os computadores rodam todos sem nenhum tipo de
proteção de arquivos e muitas vezes sequer têm antivírus. Todos eles estão
abarrotados de coisas inúteis trazidas pelos alunos, sem contar que vez em
quando algum equipamento é destruído pelos mesmos. E para cuidar de todos os
computadores e das pessoas que os usam, foi convocada uma professora sem
nenhuma experiência na área e que faz essa tarefa contra sua vontade.
... Eles rodam sob Windows
XP Home, que fica incrivelmente lento, sem contar que são cópias piratas! Veja
que completo absurdo e descaso, computadores do governo rodando Windows pirata!
E depois eles ainda têm a cara de pau de fazer campanhas contra a pirataria...
Agora imagina o quanto de
dinheiro o governo joga fora comprando esses computadores para todas as escolas
públicas, sendo que esses são minimamente utilizados. Esse é um investimento
inútil e sem fundamento, primeiro porque nem professores, nem alunos, estão
aptos a usá-los nas aulas, e depois porque é absolutamente desnecessário. É
essa mania idiota de querer parecer país de primeiro mundo. Por que ao invés de
gastar dinheiro à toa com computadores, nossos governantes não investem em
infra-estrutura e maior qualidade de ensino? Seria um investimento muito mais
útil.” (http://www.winajuda.com.br/artigos/a-informatica-nas-escolas.html).
Discordo do autor do texto
quanto à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação para melhorar o
fazer pedagógico do professor e a aprendizagem dos alunos, pois vivemos em uma
sociedade onde essas tecnologias estão presentes no dia-a-dia dos alunos,
professores, etc...
Vamos fazer uma reflexão!
Você concorda com as idéias
do autor acima de que:
1. Tecnologia na escola
pública é desperdício de dinheiro público?
2. Professor não tem
habilidade para usar a tecnologia e tornar suas aulas mais interessantes?
3. Os laboratórios estão
obsoletos para a realidade social?
4. Tecnologia deve estar
fora da escola?
5. Infra-estrutura e
qualidade de ensino não perpassa pelo viés da tecnologia?
6. Na sua opinião e
experiência didático-pedagógica, o que é necessário para mudar essa
realidade que enfrentamos no estado do Amazonas com o uso da TICs nas escolas
públicas?
7. Algumas das situações
citadas no texto acima se aplicam a realidade das escolas da Rede Pública
Estadual do Amazonas?
Gostaríamos de saber sua
opinião.
Postado por:
Rinaldo Antonio Rodrigues dos Santos
Coordenador Estadual do Proinfo Amazonas
Coordenador NTE Manaus Planalto
Estrela Dinamar Vinente Santarém
Multiplicadora NTE Manaus Planalto
Concordo,plenamente ,pois na maioria das escola realmente os laboratórios de informatica são obsoletos,sem pessoas capacitadas para tal função,as Apoio pedagógico ¨só estão no local para se aposentar ou algum parecido,elas são desinformadas,tem medo de mexer no computador¨¨Obsoleto¨ no nosso Estado,infelizmente apenas as escolas padrão tem computadores um pouco melhor nos bairros é angustiante,as crianças e adolescentes gostam de movimentos,mas de que forma vamos levar os 40 alunos ou mais ao laboratório,que o governo fala é uma coisa ,porém no nosso cotidiano é outra coisa bem diferente da realidade que estamos vivenciando no ambiente escolar.
ResponderExcluir1. Todo qualquer inestimento na eduação não é dsperdiço.
ResponderExcluir2. Discordo dessa afirmayiva em partes, existe sim professores que talvez não domine tanto os recursos tecnológicos, e os que dominam não tempo para estar criando novas maneiras para estar aplicando suas aulas, apesar de conhecer um pouco sobre programas e computação não tenho tempo pra organizar minhas aulas de maneira a torna-las mais interessantes e não é por falta de ideias.
3. De forma alguma, uma aula usando por exemplo os laboratórios de informática não vai exigir muito recurso o máximo o office 2007.
4. De maneira alguma a tecnologia esta em toda parte não poderia deixar de ser na escola, só precisamos encontrar uma maneira de usa-las a favor do ensino.
5. Para os governantes de hoje o que conta são números.
6. No estado do Amazonas ao menos nas escolas que passei não vi nenhum enfrentamento com as TICs, por tanto digo que estamos enfrentando um inimigo invisível, agora se estamos falando dos computaores que cada professor recebeu conheço professores que depois de três anos nunca ligaram esses computadores.
7.Sim, por isso fiz questão de responder cada um dos sete pontos abordados.
Sou professora e pedagoga e atuo no laboratório de informática (com SO Linux Educacional) e vou fazer um relato de experiência... trabalho com crianças de 1º ao 5º ano)e de acordo com o nível em que a criança está, procuro trabalhar com os conteúdos ministrados pelos professores em sala de aula (como forma de reforçá-los). Ou seja, se o professor está trabalhando com frações, pesquiso jogos com esse assunto, etc. De modo geral trabalho com jogos que estimulam o raciocínio-lógico dos alunos. Participei de dois cursos promovidos pelo NTE (o professor Rinaldo é 10!) mas sempre fui uma "curiosa", então já trabalhava com os jogos do Linux, além de outros. Uma dificuldade que tive, é quanto ao uso da internet, pois em casa pesquisava sites interessantes mas a velocidade da internet na escola não permitia fazer o uso com as turmas. Foi daí que comecei a instalar arquivos em swf para rodar os jogos que iam de encontro com meu objetivo. Atualmente tenho mais de 500 arquivos de várias áreas (Língua Portuguesa, Matemática, etc). Não sei se é a forma adequada, mas o dia de ir para o laboratório é muito aguardado pelos alunos (1 vez por semana cada turma) e acredito que estão aprendendo muitos conteúdos de forma prazerosa.
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