segunda-feira, 3 de maio de 2010

Trajetória de implantação do Proinfo na rede estadual de ensino do Amazonas


No Amazonas, a democratização das tecnologias de informática começa no ano de 1997 com a chegada dos primeiros laboratórios de informática em 21 escolas e a formação do primeiro grupo de professores especialistas em Informática na Educação, conhecidos como multiplicadores.
Com o retorno do grupo de formadores, é construído o Núcleo de Tecnologia Educacional –NTE CENTRO, estrutura descentralizada de apoio ao processo de informatização das escolas, que abriga os multiplicadores, responsáveis pela formação dos professores das escolas contempladas com laboratórios de informática.
Desde então, no Amazonas, há uma luta pela disseminação de uma fazer pedagógico, no qual o professor favoreça a descoberta individual e coletiva e não mais determine a velocidade e a forma de construção do conhecimento para o aluno. O professor, de acordo com Levy (1999, p.158), é incentivado a tornar-se “um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor de conhecimentos”.
O programa avança em todo o território nacional, a equipe de formadores juntamente com a secretaria estadual de educação sente necessidade de ampliar sua área de atuação, então investe na formação de novas equipes de multiplicadores e construção de NTEs.

Trecho do Artigo: PROINFO: UM CONTEXTO AMAZONENSE 
de Augusto Marinho e Estrela Santarém  

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