O que são Mapas Conceituais?
Segundo Josep Novak (1977),
Mapas Conceituais são uma ferramenta para organizar e representar conhecimento.
São utilizados como uma linguagem para descrição e comunicação de conceitos e
seus relacionamentos, e foram originalmente desenvolvidos para o suporte à
Aprendizagem Significativa (Ausubel, 1968).
Podem ser usados para
esclarecer ou descrever as idéias que as pessoas têm sobre determinado assunto.
Eles são representações gráficas de conceitos, semelhantes a diagramas, em um
domínio específico de conhecimento, construídos de tal forma que os
relacionamentos entre os conceitos são evidentes, ou seja, eles representam conceitos
e suas ligações (relacionamentos) na forma de um mapa, onde os nós são os
conceitos e os links entre dois nós
os relacionamentos entre os conceitos. Estes relacionamentos são normativos, ou
seja, cada relacionamento entre dois conceitos forma uma proposição (http://www.nte-jgs.rct-sc.br/mapas.htm).
Onde podem ser usados?
Na organização e na análise do conteúdo, mapas conceituais podem
ser traçados para uma aula ou parte dela, para uma unidade de estudo ou para um
curso inteiro. São úteis para focalizar a atenção de quem organiza o conteúdo
(geralmente o próprio Professor ou uma equipe de professores) na abordagem de
conceitos e no planejamento de atividades instrucionais destinadas a promover a
aprendizagem.
No ensino, mapas conceituais podem ser usados para mostrar relações
hierárquicas entre concepções que estão sendo ensinadas em uma única aula, em
uma unidade de estudo ou em toda a matéria. São representações concisas das
estruturas conceituais que estão sendo ensinadas e procuram facilitar a
aprendizagem significativa (em contraposição às aprendizagens mecânica, automática,
memorística) dessas estruturas.
Como instrumento de avaliação, também, podem ser utilizados para
se ter uma imagem da organização conceitual - relações hierárquicas entre
conceitos - que o aluno estabelece para um dado conteúdo. Naturalmente, essa é
uma visão não tradicional de avaliação que é essencialmente qualitativa, mas
que pode ser muito valiosa para o professor no sentido de guiar sua prática
pedagógica.
É claro que o mesmo mapa usado na análise da estrutura conceitual
do conteúdo pode também ser usado como recurso didático ou como um referencial
para a elaboração de verificações de aproveitamento, mas nem sempre isso é
possível. Além disso, a distinção entre os diferentes usos dos mapas
conceituais é conveniente porque destaca a versatilidade da técnica do
mapeamento conceitual.
Exemplos de Mapas
Conceituais?
Link para download de Mapa
Conceitual Cmap tools:
Postado por:
Equipe NTE Manaus Planalto
Rinaldo Antonio Rodrigues dos Santos
Coordenador Estadual do Proinfo Amazonas
Coordenador NTE Mananaus Planalto
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